Reunião com ministra define plano de segurança para região de Buerarema
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) vai ajudar na elaboração de um plano de segurança para a região do município de Buerarema, no sul da Bahia, como alternativa para contornar o clima de conflito iminente entre os índios Tupinambá e grandes fazendeiros. O deputado estadual Marcelino Galo (PT) conversou com a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e com a equipe responsável pelo acompanhamento do caso durante visita ao Ministério, nesta terça-feira (3).
A ministra pediu a participação da comissão para negociar as condições para um plano de segurança emergencial enquanto se busca a solução definitiva para o impasse em torno das terras. “Nosso desafio imediato é restabelecer condições mínimas de circulação de pessoas e normalização dos serviços essenciais, como o funcionamento das escolas”, destaca a ministra durante reunião.
Para Marcelino Galo, a situação deve ser solucionada o mais rápido possível e lembrou que a Comissão da Assembleia visita o município de Buerarema na próxima quinta (5). “O processo de demarcação das terras tem que voltar à pauta do governo para que a questão não impulsione mais conflitos. Nossa visita à região é, acima de tudo, uma ação para garantir a segurança da população e, esse plano do Ministério, vai ajudar na elaboração de estratégias para que acabe com os impasses”, completa.